Autor: Andrés A. Dávalos Dávalos

Boletim 174 / Cirurgia estética do corpo

Ginecomastia: tratamento cirúrgico

A ginecomastia é o aumento e projeção da área mamária no paciente masculino, devido ao crescimento de tecido glandular mamário e/ou do tecido subcutâneo.

Neste artigo, apresentamos uma técnica cirúrgica descrita pelo Professor Ivo Pitanguy, pela qual se realiza uma incisão transareolomamilar para ressecar o tecido da mama e, se necessário, realiza-se lipoaspiração com cânula de 3 mm, inserida através de um pequeno incisão na linha axilar anterior, ao nível do ângulo axilar. A técnica é de fácil execução, resultando em cicatrizes mínimas e não aparentes, com bom resultado estético e chegando a um contorno corporal masculino.

Leia mais
Boletim 172 / Cirurgia estética da cabeça

Otoplastia com desgaste da cartilagem auricular usando agulha modificada

Descreve-se a técnica cirúrgica para o tratamento de orelhas em abano em que se disseca um segmento fusiforme de pele e do tecido subcutâneo do pavilhão auricular posterior. Se forma uma ampla bolsa ao nivel subcutâneo no pavilhão auricular anterior e vários cortes longitudinais são feitos sem realizar a transfixação da cartilagem na área que corresponde a neo anti-hélix. O descolamento cutâneo e os cortes na cartilagem são feitos com um instrumento criado pela angulação da ponta de uma agulha de 21G com 1,5 polegadas. Este procedimento consegue formar uma neo anti-hélice com bom aspecto estético e anatômico, através de abordagem cirúrgica mínima, fácil implementação e com menor ocorrência de morbidade ou de complicações.

Pablo A. Dávalos Dávalos. Cirurgião plástico. Centro de Cirurgia Plástica “Dávalos” Quito-Equador. Vocal Crânio-Maxilo Capítulo Cirurgia FILACP.

Jorge Isaac Ramirez Rivera. Cirurgião Pediátrico. Universidade Internacional do Equador. Quito-Equador.

Pablo Agustin Dávalos Dávalos. Pós-Graduação Médica. Residente em Cirurgia Plást, e Reconst. do Hosp. Militar “Dr. Carlos Arvelo “Universidade Central da Venezuela. Caracas-Venezuela.

Andres A. Dávalos Dávalos. Interno Fac de Med. Univ. das Américas, UDLA. Quito-Equador.

Leia mais