Autor: Ernani Texeira Torres

Patologia do Hospital dos Servidores do Estado (IPASE) e da Clínica Ivo Pitanguy.

Boletim 167 / Cirurgia estética do corpo

RELEMBRANDO: Patologia em mamoplastia

Os autores analisam sua experiência em torno de 2.046 pacientes consecutivos submetidos à mamoplastia redutora com exame histopatológico. Salientam o fato de que todas as pacientes se encontravam assintomáticas, foram operadas pelo mesmo cirurgião e examinadas pelo mesmo patologista. Analisam as diferentes lesões encontradas, sua incidência, tecendo comentários sobre a técnica cirúrgica empregada. A glândula mamária tem sido objetivo de vários trabalhos e publicações que procuram estuda-la sob todos os aspectos, desenvolvendo métodos e tecnologias que permitem aos diferentes especialistas um diagnóstico cada vez mais precoce das lesões mamárias. O aspecto do tecido mamário normal irá se modificar dependendo das variações hormonais ocorridas durante o ciso menstrual, a gravidez e a menopausa, fatores que devem ser levados em consideração na análise na análise do exame histopatológico. A importância da análise do material proveniente de uma mamoplastia convencional em pacientes normais e assintomáticas já é por todos conhecida e foi motivo de diversas publicações. Pitanguy e torres em publicações anteriores já deram sua contribuição ao tema. Nosso trabalho corresponde a uma revisão e discussão a respeito de 2.046 pacientes consecutivas, assintomáticas, que se submeteram à mamoplastia com exame histopatológico.

Leia mais
Boletim 166 / Cirurgia reparadora

RELEMBRANDO: Queratoacantoma

Os autores relatam 7 casos de queratoacantoma, tumor cutâneo confundido histologicamente com carcinoma epidermoide. Tecem comentários acerca da diversidade de opiniões a respeito de sua etiologia.

Leia mais
Boletim 163 / Cirurgia reparadora

RELEMBRANDO: Tratamento dos tumores do dorso nasal

O princípio de que não se deve combinar resseção de tumor com cirurgia estética é aqui contrariado, tendo em vista que o abaixamento do nariz facilita o fechamento da ferida. O autor sênior atribui grande importância ao complexo dorso-ponta na manutenção do equilíbrio harmônico do nariz, e os resultados obtidos são bastante bons, obtendo-se a cura do paciente e mantendo-se a sua aparência normal. Apresentam ainda os autores um estudo estatístico dos tumores nasais realizados em conjunto com o Serviço de Patologia da Clínica Ivo Pitanguy.

Leia mais
Boletim 134 / Estudos experimentais

Avaliação clínica e histológica de um tratamento cosmético pré-operatório

Leia mais
Boletim 129 / Estudos experimentais

Xeroderma pigmentoso: apresentação de um caso clínico

Leia mais
Boletim 126 / Cirurgia estética da cabeça

Tumores cutâneos de face

Leia mais
Boletim 89 / Cirurgia estética do corpo

Patologia em mamoplastia

Leia mais
Boletim 87 / Cirurgia estética do corpo

Nevus piloso gigante Considerações clínico-cirúrgicas e potencial de degeneração maligna

Leia mais
Boletim 40 / Cirurgia estética da cabeça

Tratamento dos tumores do dorso nasal

Leia mais
Boletim 32 / Cirurgia estética do corpo

Patologia em mamoplastia

Leia mais
1 2