Autor: Ivo Pitanguy

Professor Titular dos Cursos de Pós-Graduação e Mestrado em Cirurgia Plástica da Escola de Pós-Graduação Médica da PUC do Rio de Janeiro e do Instituto de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas. TCBC, TSBCP, FACS.

Clínica Ivo Pitanguy

Rua Dona Mariana 65

Rio de Janeiro

22280-020 – Brasil

Tel. +5521.2266-9500

pitanguy@pitanguy.com.br

Boletim 175 / Cirurgia reparadora

MAMA EXTRANUMERÁRIA

Os autores apresentam os aspectos embriológicos, etiopatogênicos e o tratamento cirúrgico das mamas extranumerárias. Analisam 11 ( onze ) casos de anomalia, tratados pelo autor sênior, classificando-os de acordo com o tecido mamário ectópico encontrado. A cirurgia é sempre indicada pelo risco de malignização. Alguns aspectos da técnica operatória são apresentados.

Leia mais
Boletim 174 / Cirurgia reparadora

Reconstrução do supercílio

Os autores analisam 24 pacientes submetidos à reconstrução do supercílio, operados na Clínica Ivo Pitanguy e na 38º  Enfermaria da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, no período de janeiro de 1978 a março de 1988. Descrevem as duas técnicas mais frequentemente utilizadas: o enxerto de couro cabeludo e o retalho em ilha, baseado na artéria temporal superficial. Analisam as vantagens e desvantagens de ambos os métodos, suas indicações, resultados e complicações.

Leia mais
Boletim 172 / Cirurgia estética do corpo

Considerações sobre a utilização de silicone líquido

Os autores apresentam um estudo retrospectivo sobre 36 pacientes, portadoras de inclusão de silicone líquido, provenientes de outros serviços, tecendo considerações a respeito da evolução, complicações, tipos de tratamento e resultados obtidos.

Leia mais
Boletim 170 / Cirurgia reparadora

RELEMBRANDO: Reconstrução de Polegar

Os autores apresentam um estudo das lesões do polegar e suas características anatômicas funcionais.Nas perdas mais extensas utiliza-se retalhos torácicos ou tóraco-abdominais, seguidos de enxertia óssea quando necessário. Chamam a atenção para o fato de que, quando proposta a localização, nenhum paciente a aceitar, em virtude do aspecto que viria ter a mão após a cirurgia.

Leia mais
Boletim 171 / Cirurgia estética da cabeça

RELEMBRANDO Lipoaspiração como procedimento ancilar à ritidoplastia

Os autores apresentam a sua experiência com lipoaspiração, como procedimento ancilar à ritidoplastia em 138 casos consecutivos submetido à lipoaspiração da região cervicofacial na Clínica Ivo Pitanguy, de setembro de 1983 a junho de 1985, além de uma análise retrospectiva de 4.316 casos submetidos à ritidoplastia no período de 1957 a 1984. Os autores tecem comentários a respeito das vantagens e desvantagens do método que está em fase de análise comparativa em relação a outros procedimentos para o tratamento das deformidades cervicofaciais utilizadas anteriormente, requerendo um follow-up mais tardio para uma conclusão definitiva. Os resultados até o presente momento têm sido bastante satisfatórios, não estando afastada a utilização de outros métodos ancilares à ritidoplastia.

Leia mais
Boletim 169 / Cirurgia estética da cabeça

RELEMBRANDO: Modificaçoes anatômicas da fenda palpebral após blefaroplastia

O presente trabalho apresenta uma estudo clínico prospectivo de 39 pacientes submetidos a blefaroplastia estética na 38 Enfermaria da Santa Casa da Misericórdia do Rio de janeiro, com o objetivo de determinar as modificações anatômicas da fenda palpebral e sua relação com o aparecimento dos sintomas de ‘’olho seco’’ no pós-operatório. Para melhor compreensão destas alterações e de suas consequências, os autores descrevem a anatomia da fenda palpebral, a fisiologia do sistema lacrimal e a síndrome de olho seco, ressaltando a importância da história clínica e da avaliação criteriosa da morfologia orbital e Peri orbital, na identificação de fatores predisponentes no pré-opreparatório. Nota editorial: Este trabalho foi apresentando pelo Dr. Marcelo Rodrigues da Cunha Araújo, em parte, no Concurso Jane Brentano para Residentes na XVI Jornada Carioca de Cirurgia Estética (agosto de 1997).

Leia mais
Boletim 168 / Cirurgia estética do corpo

RELEMBRANDO: Abordagem cirúrgica da mama contralateral

Leia mais
Boletim 167 / Cirurgia estética do corpo

RELEMBRANDO: Patologia em mamoplastia

Os autores analisam sua experiência em torno de 2.046 pacientes consecutivos submetidos à mamoplastia redutora com exame histopatológico. Salientam o fato de que todas as pacientes se encontravam assintomáticas, foram operadas pelo mesmo cirurgião e examinadas pelo mesmo patologista. Analisam as diferentes lesões encontradas, sua incidência, tecendo comentários sobre a técnica cirúrgica empregada. A glândula mamária tem sido objetivo de vários trabalhos e publicações que procuram estuda-la sob todos os aspectos, desenvolvendo métodos e tecnologias que permitem aos diferentes especialistas um diagnóstico cada vez mais precoce das lesões mamárias. O aspecto do tecido mamário normal irá se modificar dependendo das variações hormonais ocorridas durante o ciso menstrual, a gravidez e a menopausa, fatores que devem ser levados em consideração na análise na análise do exame histopatológico. A importância da análise do material proveniente de uma mamoplastia convencional em pacientes normais e assintomáticas já é por todos conhecida e foi motivo de diversas publicações. Pitanguy e torres em publicações anteriores já deram sua contribuição ao tema. Nosso trabalho corresponde a uma revisão e discussão a respeito de 2.046 pacientes consecutivas, assintomáticas, que se submeteram à mamoplastia com exame histopatológico.

Leia mais
Boletim 166 / Cirurgia reparadora

RELEMBRANDO: Queratoacantoma

Os autores relatam 7 casos de queratoacantoma, tumor cutâneo confundido histologicamente com carcinoma epidermoide. Tecem comentários acerca da diversidade de opiniões a respeito de sua etiologia.

Leia mais
Boletim 166 / Cirurgia reparadora

Hérnia gordurosa subconjuntal

Leia mais
1 2 3 21