Autor: Ivo Pitanguy

Professor Titular dos Cursos de Pós-Graduação e Mestrado em Cirurgia Plástica da Escola de Pós-Graduação Médica da PUC do Rio de Janeiro e do Instituto de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas. TCBC, TSBCP, FACS.

Clínica Ivo Pitanguy

Rua Dona Mariana 65

Rio de Janeiro

22280-020 – Brasil

Tel. +5521.2266-9500

pitanguy@pitanguy.com.br

Boletim 178 / Cirurgia estética do corpo

ASPECTOS EM LIPECTOMIA ABDOMINAL

Os autores apresentam os aspectos atuais da técnica para a redução cirúrgica do abdomen. Referem os dados relativos a 539 pacientes operados pela técnica do autor senior, situando as vantagens desta técnica com relação aos resultados obtidos e ao mínimo de complicações pós-operatórias.

Leia mais
Boletim 178 / Cirurgia estética do corpo

Dermolipectomia Crural com Prolongamento Médio-Anterior no Paciente Pós-Obesidade

Com o aumento na incidência das gastroplastias redutoras, houve um incremento no número de pacientes apresentando grandes perdas ponderais que procuram a ajuda da cirurgia plástica para se reintegrar à sociedade. Uma das principais queixas destes pacientes é a flacidez da região femoral. Apresentamos, neste estudo, uma opção técnica de dermolipectomia crural com prolongamento médio-anterior. Sete pacientes foram submetidos à cirurgia proposta. Obtivemos altos índices de satisfação com poucas complicações.

Leia mais
Boletim 177 / Cirurgia estética do corpo

Correção das hipertrofias mamárias: uma experiência de cinco décadas

O artigo descreve as duas principais técnicas usadas pelo autor para tratar hipertrofias mamárias: Pitanguy-Arié ou romboide para hipertrofias grau I com ptose discreta e técnica clássica de Pitanguy para hipertrofias grau II e III.

Leia mais
Boletim 175 / Cirurgia reparadora

MAMA EXTRANUMERÁRIA

Os autores apresentam os aspectos embriológicos, etiopatogênicos e o tratamento cirúrgico das mamas extranumerárias. Analisam 11 ( onze ) casos de anomalia, tratados pelo autor sênior, classificando-os de acordo com o tecido mamário ectópico encontrado. A cirurgia é sempre indicada pelo risco de malignização. Alguns aspectos da técnica operatória são apresentados.

Leia mais
Boletim 174 / Cirurgia reparadora

Reconstrução do supercílio

Os autores analisam 24 pacientes submetidos à reconstrução do supercílio, operados na Clínica Ivo Pitanguy e na 38º  Enfermaria da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, no período de janeiro de 1978 a março de 1988. Descrevem as duas técnicas mais frequentemente utilizadas: o enxerto de couro cabeludo e o retalho em ilha, baseado na artéria temporal superficial. Analisam as vantagens e desvantagens de ambos os métodos, suas indicações, resultados e complicações.

Leia mais
Boletim 172 / Cirurgia estética do corpo

Considerações sobre a utilização de silicone líquido

Os autores apresentam um estudo retrospectivo sobre 36 pacientes, portadoras de inclusão de silicone líquido, provenientes de outros serviços, tecendo considerações a respeito da evolução, complicações, tipos de tratamento e resultados obtidos.

Leia mais
Boletim 170 / Cirurgia reparadora

RELEMBRANDO: Reconstrução de Polegar

Os autores apresentam um estudo das lesões do polegar e suas características anatômicas funcionais.Nas perdas mais extensas utiliza-se retalhos torácicos ou tóraco-abdominais, seguidos de enxertia óssea quando necessário. Chamam a atenção para o fato de que, quando proposta a localização, nenhum paciente a aceitar, em virtude do aspecto que viria ter a mão após a cirurgia.

Leia mais
Boletim 171 / Cirurgia estética da cabeça

RELEMBRANDO Lipoaspiração como procedimento ancilar à ritidoplastia

Os autores apresentam a sua experiência com lipoaspiração, como procedimento ancilar à ritidoplastia em 138 casos consecutivos submetido à lipoaspiração da região cervicofacial na Clínica Ivo Pitanguy, de setembro de 1983 a junho de 1985, além de uma análise retrospectiva de 4.316 casos submetidos à ritidoplastia no período de 1957 a 1984. Os autores tecem comentários a respeito das vantagens e desvantagens do método que está em fase de análise comparativa em relação a outros procedimentos para o tratamento das deformidades cervicofaciais utilizadas anteriormente, requerendo um follow-up mais tardio para uma conclusão definitiva. Os resultados até o presente momento têm sido bastante satisfatórios, não estando afastada a utilização de outros métodos ancilares à ritidoplastia.

Leia mais
Boletim 169 / Cirurgia estética da cabeça

RELEMBRANDO: Modificaçoes anatômicas da fenda palpebral após blefaroplastia

O presente trabalho apresenta uma estudo clínico prospectivo de 39 pacientes submetidos a blefaroplastia estética na 38 Enfermaria da Santa Casa da Misericórdia do Rio de janeiro, com o objetivo de determinar as modificações anatômicas da fenda palpebral e sua relação com o aparecimento dos sintomas de ‘’olho seco’’ no pós-operatório. Para melhor compreensão destas alterações e de suas consequências, os autores descrevem a anatomia da fenda palpebral, a fisiologia do sistema lacrimal e a síndrome de olho seco, ressaltando a importância da história clínica e da avaliação criteriosa da morfologia orbital e Peri orbital, na identificação de fatores predisponentes no pré-opreparatório. Nota editorial: Este trabalho foi apresentando pelo Dr. Marcelo Rodrigues da Cunha Araújo, em parte, no Concurso Jane Brentano para Residentes na XVI Jornada Carioca de Cirurgia Estética (agosto de 1997).

Leia mais
Boletim 168 / Cirurgia estética do corpo

RELEMBRANDO: Abordagem cirúrgica da mama contralateral

Leia mais
1 2 3 21