Autor: Paula de Castro Samy

(orientadora)

Boletim 168 / Seção do residente

MONOGRAFIA: Índice abdominal preditivo da posição da cicatriz abdominal em pacientes submetidos à abdominoplastia pela técnica de Pitanguy

Um abdome esteticamente harmônico apresenta fundamental importância no contorno corporal, por isso a abdominoplastia é capaz de trazer grande benefício para a paciente quando bem indicada. Sabemos que a posição da cicatriz transversa resultante é um dos principais aspectos envolvidos na satisfação da paciente com a cirurgia. Abdomens globosos, com pouca flacidez e umbigos altos são associados frequentemente a cicatrizes altas ou verticais resultantes. O objetivo do presente estudo é tentar já no pré-operatório identificar a relação desses fatores com esse tipo de cicatriz e assim poder explicar essa possibilidade para a paciente e evitar surpresas desagradáveis no pós-operatório. Para isso, além das classificações do tipo de abdome por Lewis e Pitanguy, propusemos um índice abdominal, baseado em pontos anatômicos fixos, que traduz objetivamente a altura do umbigo no abdome. Foi realizado um estudo prospectivo observacional no período de setembro de 2011 a abril de 2012, incluindo 65 pacientes operadas pela técnica de abdominoplastia de Pitanguy, as mesmas foram avaliadas no sexto mês de pós-operatório quanto à altura, largura e avaliação qualitativa de suas cicatrizes pelo questionário POSAS (Patient and Observer Scar Assessment Scale). Observamos que abdomens tipo II de Pitanguy e globoso de Lewis, assim como índice abdominal ≤ 0,49 tiveram correlação direta com cicatrizes mais altas e verticais no pós-operatório. Não observamos relação desses fatores com a largura da cicatriz, nem com a avaliação POSAS.

Monografia apresentada em 2009 por Danielle Dantas de Lira Gondim, sob orientação da Dra. Paula de Castro Samy, como requisito parcial para obtenção da nota final no curso de pós-graduação em cirurgia plástica do Instituto Ivo Pitanguy – 38a Enfermaria da Santa Casa de Misericórida do Rio de Janeiro.

Leia mais