Boletim 174

Jan/Fev 2016

Cirurgia estética da cabeça

MONOGRAFIA – Pioderma Gangrenoso: Complicação Grave no Pós-Operatório de Cirurgia Plástica

O pioderma gangrenoso é uma dermatose neutrofílica rara, com características peculiares e de etiologia desconhecida, muitas vezes de difícil diagnóstico. Pode ocorrer como uma complicação em pós-operatório, causando perdas cutâneas devastadoras. O autor faz uma revisão sobre este distúrbio, com foco nas repercussões em pós-operatório de cirurgia plástica, e relata um caso raro de pioderma gangrenoso em uma paciente submetida à mamoplastia redutora.

Leia mais
Cirurgia reparadora

Reconstrução do supercílio

Os autores analisam 24 pacientes submetidos à reconstrução do supercílio, operados na Clínica Ivo Pitanguy e na 38º  Enfermaria da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, no período de janeiro de 1978 a março de 1988. Descrevem as duas técnicas mais frequentemente utilizadas: o enxerto de couro cabeludo e o retalho em ilha, baseado na artéria temporal superficial. Analisam as vantagens e desvantagens de ambos os métodos, suas indicações, resultados e complicações.

Leia mais
Cirurgia estética da cabeça

Caracterização e tratamento cirúrgico das complicações após injeção de PMMA na face

O preenchimento para melhora de rugas e aumento de volume em várias áreas da face é procedimento freqüente nos dias de hoje, não apenas pela mudança nos paradigmas do envelhecimento facial, mas pela busca de procedimentos mais rápidos, acessíveis e que não necessitem de cuidados prolongados. Nessa linha de pensamento tem crescido a busca pelos produtos ditos permanentes, que levariam a uma correção duradoura do problema sem a necessidade de reaplicações periódicas. No presente trabalho são apresentados casos decomplicações após preenchimentos faciais com produtos contendo polimetilmetacrilato (PMMA), reunidos através de consulta aos prontuários médicos do Instituto Ivo Pitanguy de 1999 a 2007, bem como acompanhamento das pacientes que se apresentaram entre janeiro de 2008 e outubro de 2010. São descritos o tratamento cirúrgico, exames de imagem e anatomopatológicos, caracterizando as complicações decorrentes da injeção destes produtos na face. Das 13 pacientes incluídas no estudo, 6 foram acompanhadas por 2 anos e 9 meses, sendo avaliadas periodicamente.

Leia mais
Cirurgia estética do corpo

Ginecomastia: tratamento cirúrgico

A ginecomastia é o aumento e projeção da área mamária no paciente masculino, devido ao crescimento de tecido glandular mamário e/ou do tecido subcutâneo.

Neste artigo, apresentamos uma técnica cirúrgica descrita pelo Professor Ivo Pitanguy, pela qual se realiza uma incisão transareolomamilar para ressecar o tecido da mama e, se necessário, realiza-se lipoaspiração com cânula de 3 mm, inserida através de um pequeno incisão na linha axilar anterior, ao nível do ângulo axilar. A técnica é de fácil execução, resultando em cicatrizes mínimas e não aparentes, com bom resultado estético e chegando a um contorno corporal masculino.

Leia mais