Boletim 165

Jul/Ago 2014

Seção do residente

MONOGRAFIA: Avaliação da qualidade de vida relacionada à doença e a conduta cirúrgica em pacientes portadores de Neurofibromatose tipo 1, operados no Instituto Ivo Pitanguy Autor(es): Fabricio Mattedi R

A NF1 é uma doença genética relativamente freqüente, descrita há cerca de 230 anos, que leva seus portadores a uma limitação na qualidade de vida e no convívio social. Tivemos como idéia inicial avaliar os pacientes operados na 38ª Enfermaria de Santa Casa e Clínica Ivo Pitanguy no período de 2006 a 2010, principalmente nos quesitos qualidade de vida relacionada à doença e encaixa-los no questionário DQLI da Universidade do País de Gales. Os prontuários foram analisados em busca de dados relacionados à conduta cirúrgica empregada nos pacientes e recidivas da doença apurando tanto o valor médio das respostas como também o valor por área de impacto. Avaliamos também as cirurgias de acordo com a indicação e a presença de recidiva tumoral. Concluímos que o impacto da NF1 na qualidade de vida, relacionada à doença, nos pacientes analisados é um fator importante, inclusive na indicação da cirurgia. A conduta adotada pelo serviço permanece como consenso nos trabalhos analisados. A recidiva tumoral é a principal causa de reoperação nestes pacientes, com a ressalva de que é difícil avaliar uma recidiva verdadeira, seguida por deformidades secundárias.

Monografia apresentada em 2010 por Fabricio Mattedi Regiani, sob orientação do Dr. Allan Bernacchi, como requisito parcial para obtenção da nota final no curso de pós-graduação em cirurgia plástica do Instituto Ivo Pitanguy – 38a Enfermaria da Santa Casa de Misericórida do Rio de Janeiro.

Leia mais
Cirurgia estética do corpo

Dermolipectomia Crural com Prolongamento Médio-Anterior no Paciente Pós-Obesidade

Com o aumento na incidência das gastroplastias redutoras, houve um incremento no número de pacientes apresentando grandes perdas ponderais que procuram a ajuda da cirurgia plástica para se reintegrar à sociedade. Uma das principais queixas destes pacientes é a flacidez da região femoral. Apresentamos, neste estudo, uma opção técnica de dermolipectomia crural com prolongamento médio-anterior. Sete pacientes foram submetidos à cirurgia proposta. Obtivemos altos índices de satisfação com poucas complicações.

Leia mais
Cirurgia reparadora

RELEMBRANDO: Fissura palatina – nova abordagem cirúrgica

Os autores apresentam 8 casos de fissura palatina submucosa. Analisam seu quadro clínico, diagnóstico e alterações histológicas. Propõem um novo tipo de tratamento cirúrgico par esta deformidade, baseado nas alterações anátomo-fisiopatológicas da fissura palatina submucosa.

Leia mais
Cirurgia estética da cabeça

Lifting do terço médio

Os autores apresentam a evolução de sua técnica para rejuvenescimento do terço médio da face.

Leia mais