Boletim 170

Mai/Jun 2015

Cirurgia reparadora

RELEMBRANDO: Reconstrução de Polegar

Os autores apresentam um estudo das lesões do polegar e suas características anatômicas funcionais.Nas perdas mais extensas utiliza-se retalhos torácicos ou tóraco-abdominais, seguidos de enxertia óssea quando necessário. Chamam a atenção para o fato de que, quando proposta a localização, nenhum paciente a aceitar, em virtude do aspecto que viria ter a mão após a cirurgia.

Leia mais
Seção do residente

MONOGRAFIA: Análise comparativa das rinoplastias abertas e fechadas na 38ª Enfermaria da Santa Casa do Rio de Janeiro – Instituto Ivo Pitanguy A

O nariz é a estrutura central e mais proeminente da face, sendo um marco da fisionomia humana. Situando-se no centro da face, o nariz tem uma grande importância na harmonia facial. O objetivo desse estudo é fazer uma análise comparativa das rinoplastias abertas e fechadas realizadas na 38ª Enfermaria da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro nos últimos 5 anos (2005-2009), avaliando a queixa inicial específica do paciente e a técnica utilizada (aberta ou fechada), as complicações, a necessidade de reoperações e o grau de satisfação dos pacientes.

Monografia apresentada em 2010 por Fernando Nakamura, sob orientação da Dra. Natale F. Gontijo de Amorim, como requisito parcial para obtenção da nota final no curso de pós-graduação em cirurgia plástica do Instituto Ivo Pitanguy – 38a Enfermaria da Santa Casa de Misericórida do Rio de Janeiro.

Leia mais
Cirurgia estética do corpo

Relato de caso: seroma mamário tardio em paciente com implante de silicone

Seroma mamário tardio de grande volume em paciente com implante de próteses mamárias não é fato comum em nossa pratica médica nem em nossa literatura. O autor apresenta um caso com formação de grande seroma (aproximadamente 300 ml.) ocorrido dois anos e quatro meses após a cirurgia. Ressalta a importância do diagnóstico prévio e sua relação com a conduta a ser adotada. Tece algumas considerações sobre a etiologia.

Arnaldo Miró M.D.
Curitiba – Paraná – Brasil
Clinica de Cirurgia Plástica e Reparadora Dr. Arnaldo Miró S/C LTDA.
Alameda Dom Pedro II, nº 749 Batel – Cep: 80420-060

Leia mais
Cirurgia estética do corpo

Gluteoplastia com lipoenxertia autóloga: experiência pessoal

O autor relata sua experiência com o uso de enxerto de gordura autóloga no tratamento de condições inestéticas dos glúteos. Descreve a técnica empregada em detalhe e avalia os resultados após 12 meses em uma amostra de 122 pacientes.

Leia mais