Boletim 169

Mar/Abr 2015

Seção do residente

MONOGRAFIA: Implantes mamários revestidos de poliuretano – vinte anos de utilização no serviço do Professor Ivo Pitanguy

Esta monografia realiza um estudo retrospectivo de um período de vinte anos de utilização de próteses de silicone revestidas de poliuretano no Instituto Ivo Pitanguy. Foi analisado um total de 1259 pacientes do sexo feminino, submetidas à inclusão de implantes mamários de silicone revestidos de poliuretano. Primeiramente foram relatadas as diversas controvérsias relativas ao emprego do implante, baseando-se em diversos estudos a cerca de contratura capsular, carcinogênese e a proibição elo FDA (Food and Drugs Administration) da utilização e são ressaltadas suas vantagens. São discutidos os resultados desta pesquisa, concluindo que seus benefícios são certamente o grande estímulo para o seu uso.

Monografia apresentada em 2010 por Thomaz Santos Lyra, sob orientação da Dra. Wanda Elizabeth Massiere y Correa, como requisito parcial para obtenção da nota final no curso de pós-graduação em cirurgia plástica do Instituto Ivo Pitanguy – 38a Enfermaria da Santa Casa de Misericórida do Rio de Janeiro.

Leia mais
Outros

Prevenção de tromboembolismo venoso em cirurgia plástica

Este artigo descreve o protocolo adotado no Instituto Ivo Pitangy para prevenção do tromboembolismo venoso durante cirurgias plásticas.

Leia mais
Outros

A História da Cirurgia Craniofacial no Brasil

Este artigo conta a história da cirurgia craniofacial no Brasil e sua importância no cenário mundial.

Leia mais
Cirurgia estética da cabeça

RELEMBRANDO: Modificaçoes anatômicas da fenda palpebral após blefaroplastia

O presente trabalho apresenta uma estudo clínico prospectivo de 39 pacientes submetidos a blefaroplastia estética na 38 Enfermaria da Santa Casa da Misericórdia do Rio de janeiro, com o objetivo de determinar as modificações anatômicas da fenda palpebral e sua relação com o aparecimento dos sintomas de ‘’olho seco’’ no pós-operatório. Para melhor compreensão destas alterações e de suas consequências, os autores descrevem a anatomia da fenda palpebral, a fisiologia do sistema lacrimal e a síndrome de olho seco, ressaltando a importância da história clínica e da avaliação criteriosa da morfologia orbital e Peri orbital, na identificação de fatores predisponentes no pré-opreparatório. Nota editorial: Este trabalho foi apresentando pelo Dr. Marcelo Rodrigues da Cunha Araújo, em parte, no Concurso Jane Brentano para Residentes na XVI Jornada Carioca de Cirurgia Estética (agosto de 1997).

Leia mais