Boletim 167

Nov/Dez 2014

Seção do residente

MONOGRAFIA: Sistematização de tratamento cirúrgico do nariz do paciente fissurado

O presente trabalho aborda o cronograma de tratamento do nariz dos pacientes portadores de fissuras lábiopalatinas. Realizado conjuntamente extenso levantamento bibliográfico. Foram utilizados cinco casos dos arquivos dos serviços associados ao curso de pós-graduação medica em Cirurgia Plástica da PUC-RJ. Os casos selecionados como exemplo apresentavam características distintas encerrando as possíveis situações encontradas. São eles: fissura unilateral, fissura bilateral com tratamento em um único tempo cirúrgico, fissura bilateral com tratamento em dois tempos cirúrgicos, rinoplastia secundária em paciente com seqüela de cirurgia primária e rinoplastia secundária em paciente com tratamento adequado em primeiro tempo cirúrgico. O tratamento proposto para cada caso foi descrito baseado em literatura estabelecida internacionalmente. A técnica de McComb para fissura unilateral e as rinoquiloplastias de Trott e Cutting são a base para o fissurado bilateral. Já as rinoplastias secundárias tiveram como via de acesso a rinoplastia aberta e as mesmas manobras e táticas propostas em rinoplastias estéticas. Os resultados estéticos e funcionais obtidos foram expostos e analisados através de documentação fotográfica. A literatura extensa demonstra a grande variedade de tratamentos propostos. Os trabalhos de McComb preconizando tratamento precoce do nariz mudaram panorama estabelecido na época. Estes também foram a base para desenvolvimento da rinoquiloplastia moderna em tempo único na fissura bilateral. Os resultados obtidos à partir destas cirurgias propiciaram diminuição significativa dos estigmas e das seqüelas emocionais e psicológicas.

Monografia apresentada em 2009 por Luis Felipe Moraes Prado, sob orientação do Dr. Henrique Lavocat Cintra, como requisito parcial para obtenção da nota final no curso de pós-graduação em cirurgia plástica do Instituto Ivo Pitanguy – 38a Enfermaria da Santa Casa de Misericórida do Rio de Janeiro.

Leia mais
Cirurgia estética do corpo

RELEMBRANDO: Patologia em mamoplastia

Os autores analisam sua experiência em torno de 2.046 pacientes consecutivos submetidos à mamoplastia redutora com exame histopatológico. Salientam o fato de que todas as pacientes se encontravam assintomáticas, foram operadas pelo mesmo cirurgião e examinadas pelo mesmo patologista. Analisam as diferentes lesões encontradas, sua incidência, tecendo comentários sobre a técnica cirúrgica empregada. A glândula mamária tem sido objetivo de vários trabalhos e publicações que procuram estuda-la sob todos os aspectos, desenvolvendo métodos e tecnologias que permitem aos diferentes especialistas um diagnóstico cada vez mais precoce das lesões mamárias. O aspecto do tecido mamário normal irá se modificar dependendo das variações hormonais ocorridas durante o ciso menstrual, a gravidez e a menopausa, fatores que devem ser levados em consideração na análise na análise do exame histopatológico. A importância da análise do material proveniente de uma mamoplastia convencional em pacientes normais e assintomáticas já é por todos conhecida e foi motivo de diversas publicações. Pitanguy e torres em publicações anteriores já deram sua contribuição ao tema. Nosso trabalho corresponde a uma revisão e discussão a respeito de 2.046 pacientes consecutivas, assintomáticas, que se submeteram à mamoplastia com exame histopatológico.

Leia mais
Estudos experimentais

Prótese capilar temporária autóloga para camuflar eflúvio pós-operatório depois de transplante capilar feminino

O transplante capilar pode dar bons resultados na alopecia de padrão feminino. Um dos principais problemas do pós-operatório em pacientes do sexo feminino é o eflúvio telógeno, que é uma queda decorrente do estresse da cirurgia e de trauma, que às vezes pode ser muito intensa. Este efeito pode causar um atraso na recuperação e retorno dos pacientes às suas atividades sociais. Todos os pacientes recuperam a densidade em um período que varia de dois a quatro meses. Enquanto isso eles precisam cobrir esta área com ataduras, lenço, maquiagem ou mesmo perucas.

Leia mais
Cirurgia estética do corpo

Minha história com a lipoaspiração e a infiltração superúmida

Já faz mais de 40 anos que a lipoaspiração foi introduzida nos Estados Unidos. Não é nenhuma surpresa que ela teve uma ascensão meteórica, tornando-se rapidamente o procedimento estético mais realizado nos Estados Unidos e no mundo. Com 363.912 procedimentos realizados em 2013, o número de cirurgias de lipoaspiração aumentou 16,3% em relação a anos anteriores desde a recessão de 2008. No entanto, na mente do público, muita confusão permanece sobre os benefícios e a segurança da lipoaspiração. Esta confusão decorre em parte de “mensagens confusas” veiculadas pelos meios de comunicação, que vão desde o entusiasmo desenfreado até a condenação medrosa muitas vezes representando uma visão parcial ou simplista do que as pessoas realmente precisam saber sobre o procedimento. A cronologia do procedimento é apresentada aqui. Além disso, este artigo também é uma narrativa da minha experiência pessoal com enfoque especial para as questões de segurança do paciente e uma avaliação que não é apenas do meu interesse, que acompanhou a evolução dos avanços técnicos na lipoplastia. Como fui instruído pelos editores a concentrar-me em minha jornada pessoal, as contribuições para a evolução da lipoaspiração de muitos indivíduos talentosos pode não ter sido incluída. Sem dúvida, esta é uma revisão relativamente breve e não necessariamente destinada a ser completa. O entusiasmo pela lipoaspiração é compreensível. Ela, em comparação com outros procedimentos estéticos, é o que mais parece verdadeiramente “mágico”. As incisões de acesso geralmente produzem cicatrizes discretas, se não imperceptíveis. A recuperação geralmente é muito simples e sem complicações, e os resultados para a maior parte são permanentes. A grande melhoria nos depósitos de gordura feiosamente localizados presentes em várias áreas do rosto e do corpo é um resultado que para muitas pessoas é simplesmente inatingível por dieta, exercícios ou qualquer outro meio.

Leia mais