Bulletin 172 /
Aesthetic surgery of the head
Descreve-se a técnica cirúrgica para o tratamento de orelhas em abano em que se disseca um segmento fusiforme de pele e do tecido subcutâneo do pavilhão auricular posterior. Se forma uma ampla bolsa ao nivel subcutâneo no pavilhão auricular anterior e vários cortes longitudinais são feitos sem realizar a transfixação da cartilagem na área que corresponde a neo anti-hélix. O descolamento cutâneo e os cortes na cartilagem são feitos com um instrumento criado pela angulação da ponta de uma agulha de 21G com 1,5 polegadas. Este procedimento consegue formar uma neo anti-hélice com bom aspecto estético e anatômico, através de abordagem cirúrgica mínima, fácil implementação e com menor ocorrência de morbidade ou de complicações.
Pablo A. Dávalos Dávalos. Cirurgião plástico. Centro de Cirurgia Plástica “Dávalos” Quito-Equador. Vocal Crânio-Maxilo Capítulo Cirurgia FILACP.
Jorge Isaac Ramirez Rivera. Cirurgião Pediátrico. Universidade Internacional do Equador. Quito-Equador.
Pablo Agustin Dávalos Dávalos. Pós-Graduação Médica. Residente em Cirurgia Plást, e Reconst. do Hosp. Militar “Dr. Carlos Arvelo “Universidade Central da Venezuela. Caracas-Venezuela.
Andres A. Dávalos Dávalos. Interno Fac de Med. Univ. das Américas, UDLA. Quito-Equador.