Bulletin 162

Jan/Feb 2014

Aesthetic surgery of the head

Pensamentos e recordações pessoais sobre a cirurgia plástica: Palestra Ohmori no 18º Congresso ISAPS, Rio de Janeiro, 2006

Professor Ivo Pitanguy é Professor Titular de Cirurgia Plástica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e do Instituto Carlos Chagas de Pós-Graduação Médica. Ele também é membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da Academia Nacional de Medicina e da Academia Brasileira de Letras, bem como Professor Visitante da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS). Ele é membro dos Colégios Americano e Internacional de Cirurgiões (FICS, FACS). Ele também é o presidente honorário da Associação de Antigos Alunos do Professor Ivo Pitanguy e, recentemente, foi declarado o Patrono da Cirurgia Plástica no Brasil através de uma votação unânime pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Em sua palestra, o professor fala sobre sua carreira e enumera e descreve brevemente suas contribuições técnicas à cirurgia plástica.

Originalmente publicado na revista Aesthetic Plastic Surgery, vol. 31, issue 6, Nov/Dec 2007, pp 619-635.

Read more
Aesthetic surgery of the body

A lipoabdominoplastia e sua história

As dermolipectomias abdominais vêm sendo realizadas há mais de um século. As primeiras referências são sobre excisões simples, em uma só direção, sem descolamento e sem atenção à cicatriz umbilical. Com o passar do tempo, essa cirurgia foi evoluindo, até chegar às técnicas mais elaboradas e de uso atuais. Um passo importante foi a transposição do umbigo, que só foi possível devido ao descolamento do retalho superior. A partir de 1980, a lipoaspiração foi incorporada a muitos procedimentos da cirurgia plástica para potencializar os resultados. Seu uso exagerado levou ao aumento das complicações, especialmente nas abdominoplastias pelo duplo traumatismo do retalho abdominal. Criou-se, então, o MITO da proibição na associação dos dois procedimentos. Somente a partir do ano 2000, com o desenvolvimento da Lipoabdominoplastia, ficou padronizada e sistematizada a associação da lipoaspiração com a abdominoplastia, representando o link para a associação segura dessas duas técnicas tradicionais. O aspecto novo, fundamental e óbvio foi aproveitar as características da vascularização profunda – vasos perfurantes abdominais, que migram pela bainha aponeurótica, para nutrir o retalho abdominal, proporcionado pela criação de um túnel estreito no abdome superior, o suficiente para realizar a plicatura direta dos retos abdominais, mantendo assim, a maioria dos vasos perfurantes preservada. Ela representa o momento evolutivo da cirurgia plástica abdominal, fruto de mais de uma geração de cirurgiões plásticos que trabalharam e trabalham constantemente em busca de um novo caminho com menor risco de complicações e melhores resultados.

Read more
Resident's section

MONOGRAFIA – Sistematização do tratamento da cicatriz queloide no serviço de cirurgia plástica da Enfermaria 38 do Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro

Read more
Reconstructive surgery

RELEMBRANDO – Tratamento das fissuras labiais bilaterais: observações de resultados obtidos pelo uso de técnica pessoal

Os autores apresentam um estudo das fissuras labiais bilaterais analisando sua formação embriogenética e suas características anátomo-funcionais. Destacam as profundas repercussões psicológicas, sociais e econômicas da patologia, que tende a marginalizar seus portadores, criando sérias barreiras para o posicionamento de personalidade e social. Através da análise de 699 casos de fissuras labiais observados na 38a Enfermaria da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro e da Clínica Ivo Pitanguy, constatou-se que 164 (24%) eram portadores da patologia bilateralmente. Evidenciou-se que mesmo nas classes menos favorecidas o problema assume proporções tão importantes que forçam a procura de recursos médicos precocemente Fazem citações das técnicas cirúrgicas existentes, salientando que para estas o prolábio é sempre o elemento mais importante. Na técnica preconizada, a correção é feita num único tempo cirúrgico, às custas das vertentes laterais que são saturadas na linha média e ascensão de retalho bifurcado do prolábio que vai constituir a columela e soalhos narinários. O princípio básico reside na estruturação de uma cinta muscular efetiva e funcionante, que agindo sobre a premaxila, forma uma faixa elástica de contenção muscular aos vetores de avançamento do vômer, da língua e da expansão da arcada dentária. Obtém-se resultados fisiológico que favorecem em crescimento harmonioso do maciço facial. Observam a evolução dos casos, inicialmente de adultos, avaliando sua aplicabilidade em crianças, facilitando sua readaptação, uma vez que há diminuição do trauma cirúrgico e psicológico. Apresentam esquemas e fotografias, analisando as vantagens da técnica, sua variante, destacando-se a redução do número de cirurgias e sua simplificação, além do fato de se constituir num procedimento de bases anatômicas, funcionais e estéticas muito sólidas.

Originalmente publicado no Boletim de Cirurgia Plástica n. 26, parte da Revista Brasileira de Cirurgia n. 65, jul/ago 1975.

Read more