A história do lifting endoscópico
Os autores descrevem sua longa experiência em lifting endoscópico e sua técnica para a cirurgia.
Os autores descrevem sua longa experiência em lifting endoscópico e sua técnica para a cirurgia.
A comunicação é ponto fundamental para o ser humano. Disfunções do nervo facial (VII par craniano), responsável pela inervação dos músculos da mímica facial, causam importante impacto negativo na qualidade de vida de seus portadores, estigmatizando e limitando-os socialmente. Ao longo dos anos, diversos procedimentos com o propósito de amenizar as anormalidades relacionadas à paralisia facial foram descritos. No arsenal cirúrgico, o grande número de operações disponíveis sugere que não há ainda tratamento universal, devendo-se individualizar cada caso. Neste trabalho, foi realizada uma revisão bibliográfica das principais téc-nicas descritas para o tratamento da paralisia facial, em suas diferentes fases, seguida da exposição da abordagem instituída na 38ª Enfermaria da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro (Instituto Ivo Pitanguy) e na clínica privada do orientador do trabalho, para simetrização da face paralisada, em pacientes com patologia crônica. A associação do retalho antidrômico de músculo temporal, neurotizado ou não (técnica dinâmica), com o retalho dermo-adiposo nasogeniano de vetor vertical (técnica estática) se adequou bem à realidade do Serviço, apresentando bons resultados e firmando-se como alternativa interessante na terapêutica a essa patologia.
Monografia apresentada em 2013 por Leandro Ventura Barbosa, sob orientação do Dr. Leonardo Carvalho Dias, como requisito parcial para obtenção da nota final no curso de pós-graduação em cirurgia plástica do Instituto Ivo Pitanguy – 38a Enfermaria da Santa Casa de Misericórida do Rio de Janeiro.
O autor relata sua experiência desde o final da década de 80, com implantes mamários revestidos de poliuretano. Estabelece princípios para sua utilização clínica e aborda a evolução conceitual que caracteriza o estágio atual dos implantes mamários anatômicos.
Descrição dos principais métodos de tratamento de hematomas após cirurgia de Ritidectomia no Instituto Ivo Pitanguy. Artigo originalmente publicado no Boletim de Cirurgia Plástica n. 3., inserido na Revista Brasileira de Cirurgia, em setembro de 1971.