MANUAL DO AUTOR
Boletim de Cirurgia Plástica
Boletim de Cirurgia Plástica (BOLETIM) é uma revista de caráter exclusivamente científico, dedicada à divulgação e desenvolvimento científico da Cirurgia Plástica no Brasil e no mundo. É uma revista gratuita, de acesso livre, publicada pelo Instituto Ivo Pitanguy em conjunto com Associação de Ex-Alunos do Professor Ivo Pitanguy e editorada pela Indexa.
1. Condições para envio de artigos
1.1. Originalidade e pertinência
Os artigos candidatos devem ser inéditos em português e tratar de temas em cirurgia plástica e reconstrutora. Devem destinar-se exclusivamente ao Boletim de Cirurgia Plástica, não sendo permitida a submissão simultânea a outras publicações.
1.2. Ética e legalidade
Ao enviar um artigo, o responsável declara ser o único autor do artigo ou ser o representante autorizado de todos os autores, ter o direito de permitir sua reprodução por terceiros, bem como a reprodução das imagens e gráficos incluídos. Em caso de artigos com mais de um autor, o responsável pela submissão deve se munir de declarações por escrito dos demais autores permitindo a submissão do manuscrito ao Boletim. A responsabilidade por eventual infração de direitos autorais ou de imagem recai sobre o responsável pela submissão.
A correta inclusão de créditos de imagens de propriedade de terceiros também é obrigação do responsável pela submissão.
Autores de artigos que apresentam imagens que permitem a identificação do paciente devem obter sua permissão por escrito.
O BOLETIM segue o padrão estabelecido pelo International Comitee of Medical Journal Editors (ICMJE) por meio do documento “Requirements for manuscripts submitted to biomedical journals / “Requisitos para artigos enviados a revistas biomédicas”, disponível em www.icmje.org. Suas principais diretrizes são descritas aqui.
Após aprovação, o autor responsável pela submissão deverá assinar um termo de cessão de direitos autorais e ciência de responsabilidades. Clique aqui para baixá-lo.
1.2.1. Conflitos de interesse
Ao enviar um artigo, o responsável deve informar as fontes de financiamento da pesquisa. Caso exista qualquer conflito de interesse que possa ter afetado o resultado divulgado pelo artigo, este deve ser informado. Conflitos de interesse são situações em que o autor tem incentivo para divulgar resultados que melhorem a percepção do leitor sobre determinado procedimento ou medicamento. O incentivo pode ser de caráter comercial – patrocínio ou parceria com determinada marca ou empresa – ou pessoal – amizade ou parentesco.
1.2.2. Ensaios Clínicos e experimentação humana e animal
No Brasil, a realização de ensaios clínicos envolvendo medicamentos só é permitida mediante autorização da Anvisa e registo no SISNEP – Sistema Nacional de Ética em Pesquisa. Artigos incluindo ensaios clínicos devem informar o número deste registro após o resumo. Estudos envolvendo experimentação humana e animal devem ser acompanhados de parecer emitido por comitê de ética reconhecido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS).
2. Envio
Artigos candidatos devem ser enviados pelo e-mail liege[a]indexa.com.br, seguindo formato descrito abaixo.
3. Formatação e formato
BOLETIM aceita artigos originais de pesquisa, artigos de revisão de literatura, relatos de caso e apresentação de técnicas ou pontos de vista pessoais.
Clique aqui para baixar um artigo modelo. Todas as orientações de formato e formatação recomendados para submissões ao Boletim estão indicadas nele.
5. Processo de seleção e revisão
BOLETIM respeita o processo de revisão por pares pelo sistema cego (blind peer review). Cada artigo recebido é
modificado para eliminar indicações de autoria e triado pelo editor-chefe da revista. Se aceito, é encaminhado para um perito revisor, que aprova ou sugere edições ao autor. O autor deve responder às sugestões enviando seu artigo reeditado, que é encaminhado ao revisor original. Este aprova ou sugere novas edições. Este ciclo pode se repetir até 3 vezes. Se aprovado, é enviado à revisão ortográfica e de estilo técnico e encaminhado ao editor para encaixe na pauta de publicação.
Para garantir a imparcialidade, a revisão por pareceristas é feita “às cegas”, sem identificação dos autores e estes não conhecem o nome do revisor que avaliou seu artigo.
O autor deve esperar receber uma resposta sobre a aprovação pela triagem em até 12 semanas a partir da data do envio. A partir da triagem, o prazo padrão para o processo de revisão e aprovação ou rejeição final é de até 3 meses.
Os principais critérios para avaliação dos artigos durante o processo de revisão são originalidade, relevância (contribuição para a especialidade), levantamento da literatura existente sobre o tema, organização e apresentação, clareza, adequação do método e de sua execução ao objetivo indicado, adequação e objetividade dos resultados.
O BOLETIM se reserva o direito de não publicar artigos recebidos, mesmo que aprovados pelos revisores.
6. Responsabilidade dos autores
Os autores são responsáveis pela veracidade das informações apresentadas nos manuscritos e pelo uso de boas práticas e ética profissional nos estudos realizados. De acordo com as leis internacionais de direitos autorais, autores são responsáveis pela originalidade dos artigos e todas as suas imagens e gráficos, já que a reprodução de conteúdo ou ideia já antes publicada sem crédito ao autor original é considerada plágio passível de punição. Autores também são responsáveis por observar as leis de direito de imagem e devem obter permissão por escrito para incluir imagens de indivíduos e marcas registradas.