Editorial

Resumo

Boletim de Cirurgia Plástica esta de volta!

Na sua versão impressa, como encarte da extinta Revista Brasileira de Cirurgia, o Boletim de Cirurgia Plástica da Clinica Ivo Pitanguy foi o canal do qual mais o professor Ivo Pitanguy se valeu para publicar grande parte de seus artigos científicos, muitos deles introduzindo técnicas inovadoras e que contribuíram para o novo rumo da cirurgia plástica.

Com a interrupção da Revista Brasileira de Cirurgia, o Boletim deixou de ser publicado. Mais adiante, o professor Ivo Pitanguy acolheu minha idéia de voltar a publicá-lo, desta vez não mais de forma impressa com suas dificuldades de distribuição, mas em formato online, agora como um canal para o Instituto Ivo Pitanguy e para a Aexpi, Associação de ex-Alunos do Prof. Ivo Pitanguy.

No meio de gigantes editoriais da Cirurgia Plastica como o PRS, ASJ, APS e mesmo a Revista Brasileira de Cirurgia Plástica, pensamos em criar uma revista online que desse espaço para artigos realmente inovadores, mas, fundamentalmente, para uma oportunidade ao que se chama de “second though” , onde autores de grande renome, experiência e respeitados na nossa comunidade pudessem trazer à tona como desenvolveram suas técnicas, sua expectativa inicial e como ela evoluiu em suas mãos. Um exemplo disso é um importante artigo do Dr. Daniel Baker explicando seus anseios como jovem cirurgião, evolução da sua técnica de Smasectomia ao longo dos seus 8.000 pacientes operados. Ou história da cirurgia endoscópica frontal contada pelo seu criador Dr. Luiz Vasconez, ou ainda como o Dr. Saldanha chegou ate a sua técnica de lipoabdominoplastia.

Acreditamos estar dando assim oportunidade para que todos possam conhecer aspectos originais das técnicas que utilizamos no dia-a-dia, ou mesmo enriquecer seu arsenal com técnicas inovadoras.

Interrompemos as nossas edições motivados pela crise econômica que afetou o Brasil e também do nosso principal colaborador e sponsor, a Silimed, que mais uma vez se prontifica a ajudar ao Boletim.

Nesta edição, o artigo interessantíssimo do Dr. Francisco Villegas que traz a sua técnica de abdominoplastia, da qual certamente mais cedo ou mais tarde haveremos de lançar mão, dada sua enorme segurança  e a possibilidade de ser realizada em situações especiais, nas quais a alteração da vascularização seja comprometida com cicatrizes abdominais transversas ou abdominoplastias secundárias.

Não podemos deixar de lembrar que os números antigos  do Boletim foram digitalizados e estão disponíveis no nosso acervo, não só preservando, mas, o que é mais importante, facilitando o acesso a publicações históricas do grande Mestre Professor Ivo Pitanguy .

Desejo a todos uma boa leitura. Aguardem os novos números com artigos vibrantes.

Raul Gonzalez

Editor chefe Boletim de Cirurgia Plástica