Author: Leonardo Carvalho Dias

(orientador) – PUC/RJ

Bulletin 164 / Resident's section

MONOGRAFIA: Simetrização da face paralisada – revisão bibliográfica e apresentação das técnicas instituídas no Instituto Ivo Pitanguy

A comunicação é ponto fundamental para o ser humano. Disfunções do nervo facial (VII par craniano), responsável pela inervação dos músculos da mímica facial, causam importante impacto negativo na qualidade de vida de seus portadores, estigmatizando e limitando-os socialmente. Ao longo dos anos, diversos procedimentos com o propósito de amenizar as anormalidades relacionadas à paralisia facial foram descritos. No arsenal cirúrgico, o grande número de operações disponíveis sugere que não há ainda tratamento universal, devendo-se individualizar cada caso. Neste trabalho, foi realizada uma revisão bibliográfica das principais téc-nicas descritas para o tratamento da paralisia facial, em suas diferentes fases, seguida da exposição da abordagem instituída na 38ª Enfermaria da Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro (Instituto Ivo Pitanguy) e na clínica privada do orientador do trabalho, para simetrização da face paralisada, em pacientes com patologia crônica. A associação do retalho antidrômico de músculo temporal, neurotizado ou não (técnica dinâmica), com o retalho dermo-adiposo nasogeniano de vetor vertical (técnica estática) se adequou bem à realidade do Serviço, apresentando bons resultados e firmando-se como alternativa interessante na terapêutica a essa patologia.

Monografia apresentada em 2013 por Leandro Ventura Barbosa, sob orientação do Dr. Leonardo Carvalho Dias, como requisito parcial para obtenção da nota final no curso de pós-graduação em cirurgia plástica do Instituto Ivo Pitanguy – 38a Enfermaria da Santa Casa de Misericórida do Rio de Janeiro.

Read more
Bulletin 113 / Experimental studies

Influência do buflomedil na viabilidade de retalhos cutâneos

Read more